Labrador: um popstar global

Reconhecida pelo temperamento brincalhão e inteligência, raça é uma das mais populares do mundo

Os Labradores Retrievers surgiram por volta de 1820, na ilha de Terra Nova, costa leste do Canadá, com o nome “St. John’s Dogs”. A principal função deles, além de companhia, era ajudar os pescadores locais a recuperar os peixes que escapassem das redes e linhas. 

É uma raça de cães muito simpáticos, que amam agradar seus tutores e fazem a alegria da casa! Além de fiel, se bem treinado, o Labrador pode ser um excelente cão de serviço, para dar suporte a pessoas com necessidades especiais, por exemplo.

Origem e reconhecimento

Muitas pessoas acreditam que o Labrador surgiu do cruzamento de cães da raça Terra Nova com outros cães menores da região. Porém não existem fatos que provem isso.

O Labrador chocolate nomeado Avon nasceu em 1885 na Inglaterra e veio de St. John Newfoundland para o terceiro Conde de Malmsbury.
O Labrador chocolate nomeado Avon nasceu em 1885 na Inglaterra e veio de St. John Newfoundland para o terceiro Conde de Malmsbury.

Já por volta de 1830 turistas ingleses se encantaram com o porte, disposição e habilidade dos Labradores e levaram alguns exemplares da raça para a terra da Rainha.

Na Europa eles desenvolveram ainda mais as habilidades de caça. A raça que até então era conhecida como ”St. John’s Dogs” logo chamou a atenção do Conde de Malmesbury, que adquiriu alguns exemplares para viver em suas propriedades.

Ben of Hyde, 1899. O primeiro labrador amarelo registrado no mundo.
Ben of Hyde, 1899. O primeiro labrador amarelo registrado no mundo.

Foi então que seu filho “rebatizou” a raça com o nome Labrador Retriever, nome oficial da raça até hoje.O Kennel Club inglês oficializou a raça em 1903 e 14 anos depois o American Kennel Club fez o mesmo, registrando-o como cão mais popular logo após a 2ª Guerra Mundial, em 1991.

Características 

Altura: 54 a 57 cm

Peso: 25 a 34 kg

O labrador possui uma pelagem curta, mas bem volumosa e as quedas de pelo podem acontecer especialmente durante os climas mais quentes.

Embora o labrador dourado seja o mais comum de todos, existem também as variações no preto e chocolate. Pequena mancha branca no peito é permitida.

Outra característica marcante dessa raça é a sua paixão por água e ausência de agressividade ou timidez. É o cão perfeito para quem tem um quintal espaçoso em casa, porque ele ama brincar e correr.

Popularidade

Segundo o clube de registro dos EUA, o Labrador  foi a raça canina mais popular de 2021.

O American Kennel Club (AKC) divulgou a sua lista anual das raças caninas mais populares e, pelo 31º ano consecutivo, o labrador retriever foi colocado em “primeiro em exposição”.

Labrador é a raça mais empregada como cão guia para pessoal com deficiência visual

Cinema

A raça ficou popular com o lançamento do filme “Marley e Eu” (2008), que conta a história de uma família que adota um filhotinho indisciplinado, porém muito amável e divertido.

Confira o trailer:

Adicionar comentário