Receitas de picolés para cachorro

Verão chegando e com ele o aumento das temperaturas, e nada melhor que um picolé “bom pra cachorro” para aliviar o calor, não é mesmo? E quem é que nunca viu um tutor cedendo a carinha de pidão do seu peludo e ofertando, mesmo que em pequenas quantidades, sorvete? Porém, essas guloseimas industrializadas podem desencadear quadros de intoxicação em pets em decorrência da presença de açúcar, gordura e corantes em excesso, além de quantidades de leite que levam a dores abdominais e diarreias.

A boa notícia é que picolés saudáveis, seguros e especialmente para os pets podem ser preparados em casa. Pensando nisso, a seguir, seguirão algumas sugestões de receitas refrescantes para alegrá-los.

Antes de mais nada, faz-se necessário ter a certeza de que os ingredientes escolhidos podem ser oferecidos sem culpa. Frutas como: banana; melancia; manga; kiwi; melão; pêra (sem caroço); mamão; maça (sem caroço); morango; goiaba, podem ser ofertadas após a retirada de todas as sementes, caroços e talos.


PICOLÉ DE FRUTAS:

Ingredientes:

  • Fruta de preferência do seu pet.
  • Água ou água de coco.

Para o Preparo:

No liquidificador, adicione a fruta escolhida em pedaços e acrescente a água aos poucos (sendo que a quantidade de água a ser adicionada, dependerá da textura da fruta). Bata bem e adicione a mistura em forminhas de picolé/copinhos com palito dentro. Leve ao freezer e espere algumas horas até congelar. Desenforme e sirva ao seu cão ou gato.


PICOLÉ DE FRUTAS E IOGURTE:

Ingredientes:

  • 200g de fruta de preferência do seu pet.
  • 200g de iogurte sem açúcar e sem lactose.

Para o Preparo:

No liquidificador, adicione a fruta escolhida em pedaços e acrescente o iogurte até obter uma mistura homogênea. Adicione a mistura em forminhas de picolé/copinhos com palito dentro. Leve ao freezer e espere algumas horas até congelar. Desenforme e sirva ao seu cão ou gato.


PICOLÉ DE RAÇÃO ÚMIDA:

Ingredientes:

  • Ração da preferência do seu pet.
  • Água.

Para o Preparo:

No liquidificador, adicione a ração e acrescente água aos poucos, até obter uma mistura homogênea. Adicione a mistura em forminhas de picolé/copinhos com palito dentro. Leve ao freezer e espere algumas horas até congelar. Desenforme e sirva ao seu cão ou gato.


PICOLÉ NUTRITIVO:

Ingredientes:

  • 200g de iogurte sem açúcar e sem lactose.
  • 1 colher de sopa de mel.
  • 1 cenoura.

Para o Preparo:

No liquidificador, adicione a cenoura ralada e em seguida o mel e o iogurte, até obter uma mistura homogênea. Adicione a mistura em forminhas de picolé/copinhos com palito dentro. Leve ao freezer e espere algumas horas até congelar. Desenforme e sirva ao seu cão ou gato.


PICOLÉ MORANGO E BANANA:

Ingredientes:

  • 2 bananas.
  • 1 caixa de morango.
  • ½ copo de leite de arroz.
  • Biscoito para pets.

Para o Preparo:

No liquidificador, adicione a banana picada juntamente com os morangos, acrescente o leite de arroz até obter uma mistura homogênea. Quebre os biscoitos próprios para pets. Adicione metade da mistura em forminhas e uma camada dos biscoitos, e finalize com a outra metade do sorvete os direcionando para formas de picolé/copinhos com palito dentro. Leve ao freezer e espere algumas horas até congelar. Desenforme e sirva ao seu cão ou gato.


Vale ressaltar que essa guloseima deverá ser oferecida como forma de petisco, não substituindo a dieta convencional e balanceada do seu pet. Além disso, deve-se realizar adaptação gradativa caso o animal não esteja acostumado com a ingestão de alimentos gelados ou a receber petisco caseiros a fim de evitar quadros de diarreia e vômitos.

Adicionar comentário