Raças de cães preparadas para o frio

Algumas linhagens estão mais preparadas para encarar o inverno

Durante o inverno as temperaturas baixam e é necessário ter alguns cuidados extras com os nossos melhores amigos. Isso porque a grande maioria acaba por sofrer com as temperaturas mais baixas. No entanto nem todos os cães sofrem com o frio.

Conheça as raças que melhor se adaptam às temperaturas baixas:

Boiadeiro Bernês da Montanha

O mais conhecido dos Sennenhund ou, “Cães de Montanha Suíços”, o Bernese se destaca por ser o único a ter um pelo longo e sedoso. Alguns especialistas acreditam que sua história vem da época da invasão romana na Suíça, quando os mastiffs cruzaram com os cães guardadores de rebanho nativos.

Behind the Breed: Bernese Mountain Dogs. | Animals of the Pacific Northwest

Esse cão adora a vida ao ar livre, especialmente em clima frio. Ele precisa de exercícios diários moderados, seja uma boa caminhada ou passeio de coleira.

Malamute do Alasca

A raça é originária dos Estados Unidos, mais propriamente da região do Alasca, eles eram utilizados para puxar trenós, mas não por sua velocidade, mas sim a sua força. São bons caçadores e apoiam os esquimós na caça de grandes animais.

A sua pelagem é espessa, áspera, e muito densa principalmente em redor do pescoço, nos ombros e nas coxas, o que lhe permite uma maior resistência às temperaturas frias.

Akita

Originária do Japão, eram conhecidos como os “cães das montanhas repletas de neve” e utilizados pelos guerreiros como um cão de defesa e ataque. É considerado como parte do património natural nacional e é também visto como um amuleto de boa sorte.

Tem uma cauda grossa e enrolada na ponta, que pode ser utilizada para se aquecer.

Samoiedo

O Samoiedo é um cão originário da Sibéria, e eram utilizados para puxar trenós. É considerada uma das raças mais antigas, pois descende dos cães que acompanharam as migrações das tribos dos Samoiedos, uma tribo da Sibéria que existia na pré-história.

O pelo do samoiedo funciona como isolante térmico e a sua cauda peluda e comprida com formato curvo serve também para que o samoiedo se consiga aquecer enquanto dorme, colocando a cauda sobre si.

Cão da Serra da Estrela

Esta é uma das raças de cães naturais de Portugal, mais especificamente da Serra da Estrela. E, é uma das raças mais antigas da Península Ibérica.

O seu pelo é forte, abundante, ligeiramente grosseiro e pouco áspero. Ou seja, é semelhante ao pelo de cabra. A pelagem é também dupla, sendo que o sub pelo é constituído por pelos finos, curtos e abundantes.

FONTE: petfriendsworld

Chegada do frio exige mudanças de hábitos com pets

5 dicas para proteger seu pet do frio

Cuidado: pets também ficam mais vulneráveis no inverno

Tosse dos canis, gripe do gato e lama biliar