Eles são as principais vítimas da Doença Renal Crônica
O tutor Ricardo, de Joinville/SC, enviou uma pergunta recorrente entre tutores: Qual é a quantidade diária de água que o gato precisa ingerir?
Em média, um gatinho tem que tomar pelo menos 60 ml por quilo de peso por dia.
Por exemplo, se o seu bichano pesa 3kg, ele tem que beber 180mL (3 x 60 mL). No caso de animais que recebem ração úmida, é possível que esse volume seja um pouquinho menor, pois já há uma quantidade de água no alimento.
https://www.nuxcell.com.brmarco-amarelo/?v=19d3326f3137
Aversão ao líquido
Os gatos costumam ingerir menos água que o necessário. Além de pouca sede, com raras exceções, os bichanos têm aversão à água. Por isso, 49% dos que têm mais de 14 anos desenvolvem a Doença Renal Crônica (DRC).
Os felinos associam o líquido a uma série de estímulos aversivos. Começando por um dos mais importantes, a água descaracteriza os odores, que são fundamentais para a comunicação dos gatos.
Não bastasse isso, o peso da substância sobre os pelos altera a sensibilidade tátil deles e provoca uma variação brusca de temperatura que é muito estressante para os bichanos.
É muito comum que tenham o hábito de molhar a patinha e beber água a partir dela, a fim de não molhar esses pelinhos grossos (e muito charmosos).
Dicas para estimular o gato a beber água:
- Colocar várias vasilhas da água pela casa para que ele possa beber quando passar por elas,
- Garantir que pelo menos um potinho de água fique longe da ração, já que, quando estão perto, a água pode ficar com gosto, e os gatinhos podem recusá-la;
- Trocar a água das vasilhas pelo menos duas vezes ao dia;
- Manter o potinho de água limpo;
- Garantir que a água esteja fresca e longe do sol;
- Ter uma fonte de água para gatos que faça a filtragem e mantenha o líquido mais fresquinho.
Será que meu gato está doente?
Se o seu gato parou de beber água, ele também pode ter parado de comer e isso indica que algo não está bem e é preciso levá-lo ao médico-veterinário. Afinal, o bichano vai ficar desidratado e se continuar assim, poderá ter a vida em risco.
Ao relatar para o veterinário:
“Meu gato não bebe água”, ele irá examinar o pet, fazer fluidoterapia e determinar o que o animal tem. São inúmeras as possibilidades, como, por exemplo:
- Verminose;
- Gastrite;
- Febre causada por uma doença qualquer;
- Dor na região abdominal resultante de trauma;
- Gengivite: neste caso, o gato não consegue beber água.
https://www.nuxcell.com.brbebedouro/