Imunização contra o Coronavírus nos cães

A dúvida do momento é: meu cachorro é vacinado contra o COVID-19?

NÃO, o seu cachorro é vacinado contra o Coronavírus canino. Apesar do nome ser parecido, é importante ressaltar que o termo CORONAVÍRUS se refere à família do vírus – existem gêneros e espécies diferentes dentro da família Coronavírus.

O CCoV é o coronavírus entérico canino – uma doença infecciosa de cães, que geralmente acomete cães jovens com sinais clínicos predominantemente entéricos (diarreia, vômito, desidratação). Por ser um vírus conhecido há décadas, já existe uma vacina desenvolvida contra esse tipo específico. O CCoV está junto com as outras doenças controladas pelas vacinas polivalentes (V8 ou V10).

Tanto o coronavírus canino quanto o felino, em contato com o homem, não desenvolve nenhuma doença – ambos são do gênero Alphacoronavirus. Em contrapartida, os coronavírus que desenvolvem doenças no homem SARS-CoV, MERS CoV e SARS-CoV2, este que desenvolve a COVID-19, são do gênero Betacoronavirus.

Ainda não se tem relatos que o COVID-19 possa desenvolver doença nos animais, porém é um vírus completamente novo. Atualmente muitas linhas de pesquisa visam conhecer melhor o vírus e assim conseguir traçar o melhor tratamento e, principalmente, a vacina para imunizar o homem.

Lembrando que a vacina é espécie-específica, ou seja, a vacina V8 ou V10 combate o CCoV (coronavírus canino) exclusivamente no cão, não podendo ser realizada em hipótese alguma no homem, contra o COVID-19.

Ficou com alguma dúvida? Mande no nosso Pergunte ao Vet em nosso instagram, que todas às quintas estaremos respondendo vocês! 

Adicionar comentário