Manter a vacinação em dia é a principal estratégia para proteger cães e gatos
No inverno, é comum aumentarem os casos de gripe, inclusive em pets. Os mais vulneráveis são os animais com imunidade mais baixa ou que vivem em ambientes com variação constante de temperatura. Assim como nos humanos, os sintomas gripais em cães e gatos também exigem atenção e muito cuidado.
Confira quais são os principais sinais de gripe em pets, o que você pode fazer para prevenir e manter o sistema imunológico do seu companheiro sempre forte.

Por que os pets ficam gripados?
Os animais também contraem a doença ao serem infectados por vírus da gripe – ou ainda pela bactéria Bordetella bronchiseptica, que está associada à tosse dos canis. Essa bactéria pode, eventualmente, acometer os gatos — e pode ser transmitida por contato com animais doentes, objetos contaminados ou até mesmo pelo ar em ambientes fechados.
❄️ Confira também: 5 dicas para proteger seu pet do frio
A imunidade é um dos fatores mais importantes nessa situação. Os pets com baixa resistência apresentam sintomas mais intensos e tendem a se recuperar de forma mais lenta. Além disso, o frio, a umidade e a falta de sol contribuem para o enfraquecimento natural do sistema imunológico.

Sintomas mais comuns da gripe em cães e gatos
É importante que você fique atento aos seguintes sinais de gripe em pets, principalmente durante os dias mais frios:
- Espirros frequentes;
- Coriza (nariz escorrendo);
- Tosse seca ou com secreção;
- Olhos lacrimejando;
- Febre;
- Falta de apetite;
- Apatia.
Se o seu animalzinho apresentar qualquer um desses sinais, consulte um veterinário. Somente o profissional poderá indicar o melhor tratamento para ele.

Qual a importância da vacinação em todas as fases?
Muitos tutores ainda pensam que somente os filhotes precisam ser vacinados. Mas a vacinação de pets adultos é fundamental para a proteção contra diversas doenças, incluindo aquelas que afetam o trato respiratório.
📺 Confira o vídeo: Devo vacinar meu cão contra gripe?
Para os cães, a vacina chamada V8 ou V10 inclui a proteção contra o vírus da parainfluenza, um dos agentes causadores da gripe canina. Nesse sentido, vale a pena informar que a vacina específica contra a tosse dos canis pode ser administrada separadamente em formulação intranasal, oral ou injetável.
Já no caso dos gatos, a vacina quádrupla ou quíntupla protege contra doenças respiratórias como a rinotraqueíte, comum nos períodos de frio.
O melhor a se fazer é manter o calendário vacinal em dia, pois essa é uma das formas mais seguras para evitar complicações e cuidar da saúde dos seus pets o ano inteiro.


Cuidados simples que fazem a diferença
Além da vacinação, outros cuidados podem ajudar na prevenção da gripe em pets:
- Evite banhos muito frequentes durante o frio;
- Mantenha o pet seco e bem aquecido;
- Diminua a exposição a correntes de vento;
- Não deixe o animal dormir em locais úmidos ou gelados;
- Evite contato com outros animais doentes.
Tudo isso faz com que as chances de contágio do seu pet diminuam, principalmente quando ele estiver em praças, pet shops ou creches.


A suplementação é uma grande aliada do sistema imune!
Suplementos nutricionais com vitaminas, aminoácidos e ingredientes como glutamina, lisina e probióticos ajudam a manter o sistema imune mais forte, tornando o organismo mais preparado para enfrentar vírus e bactérias.
🐕 Também pode ser útil — Como a suplementação pode auxiliar na pele e pêlo dos pets