Gato Sphynx: o exótico e leal “deus egípicio”

Nome é referência à imagem de deuses cultuados nos tempos dos faraós

O gato Sphynx (Esfinge) é considerado um dos mais exóticos devido a sua aparência extremamente peculiar. Além de leal, ele se dá muito bem com crianças e adora um ambiente aconchegante e quentinho. 

No ano de 1966  em Ontário no Canadá,  em uma ninhada de gatos, nasceu um filhote totalmente nu. Na ninhada seguinte da mesma gata, o fenômeno voltou a acontecer.

Desses gatos sem pelo, chamados de Canadian Naked, começou-se a fazer testes de cruzamentos para tentar fixar as características. Os experimentos não foram bem-sucedidos, uma vez que os gatos nasciam com problemas de saúde, causados por doenças genéticas.

Apenas em 1975 a raça Sphynx começou, de fato, sua linhagem, através do cruzamento entre dois gatos sem pelo. Na década de 80, dois filhotes de gatos sem pelo foram enviados para um criador holandês, que os cruzou com a raça Devon Rex. A descendência deu origem aos primeiros filhotes Sphynx.

Seus exemplares começaram a ser chamados “Moon’s Cats” (Gatos da Lua), e em seguida de “Canadian naked”(Canadense nu) e finalmente com o nome que têm atualmente, Sphynx em referência à antiga imagem egípcia da esfinge.

(Fonte: Pixabay)

Características 

Peso: 3 a 7kg
Expectativa de vida: 8 a 14 anos

Mesmo com a pele sendo totalmente exposta, é possível encontrar pelinhos nas orelhas, rabo e barriga de alguns bichanos. Um fato interessante é que o animal possui uma leve penugem sobre o corpo, porém, é muito difícil visualizar ou senti-la.

As cores e marcações podem variar bastante entre os bichinhos da raça, além do Sphynx preto e branco, é possível encontrar mascotes com manchas e tonalidades únicas. 

O felino tem tem um comportamento consideravelmente similar ao da maioria dos gatos: é extremamente ativo, adora brincar, correr e pular em todo lugar, e é muito apegado aos seus tutores e família.

Cuidados com a pelagem 

O Sphynx exige um cuidado extra com sua pelagem, apesar de realizar a sua própria higiene, como qualquer gato, o fato de a pele estar sempre exposta necessita que seja evitado contato direto com o sol, para prevenir queimaduras.

As peles mais claras são mais sensíveis à luz solar, sendo este um dos fatores mais importantes quanto ao cuidado com os pelos, especialmente para os filhotes Sphynx. A característica de seus pelos também faz com que a oleosidade da pele seja maior que em outras raças. Assim, ele precisa de banhos mensais e higienização periódica com lenços umedecidos.

O Sphynx tem uma pele muito particular, o banho precisa ser sempre feito com shampoo neutro, para evitar o ressecamento.

Curiosidades

A famosa raça de gato sem pelinhos ganhou muitos fãs ao aparecer nas telonas, com o personagem Mr. Bigglesworth, é o Sphynx de estimação do Dr. Evil na série de filmes Austin Powers. O felino também aparece como pet de Rachel em um episódio do seriado Friends.

Adicionar comentário