14 DE MARÇO – Dia Nacional dos Animais

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais. Portanto, nesta data, crie um vínculo maior com o seu cachorro, corte uma erva-de-gatos para o seu gatinho e acima de tudo, faça um carinho especial em seu pet, seja ele qual for.

Por que este dia é importante?

Datas comemorativas servem, à princípio, para alertar a população sobre alguma questão importante sobre o tema, e é inegável que os pets conquistaram um lugar mais que especial na vida das pessoas.

Segundo um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, o Brasil já possuía dados alarmantes sobre animais abandonados. Foram cerca de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos, sem mencionar os animais silvestres.

Eles chegam à marca de mais de 1000 espécies em risco de extinção, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), também de 2014. 

Como ação para tentar diminuir os índices de maus-tratos e outras formas de violência animal, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) criou em Outubro de 2018, a Resolução Nº1236. Entre outras diretrizes, ela orienta aos profissionais como agir em casos de maus-tratos e deixa claro quais são os direitos  intrínsecos aos animais.

Levar um pet para casa é uma decisão muito importante e deve ser feita com responsabilidade. Como sabemos, eles demandam cuidados e atenção. Portanto, seja você também um protetor dos nossos amados pets e ajude a combater causas como abandono.

Datas comemorativas em relação aos animais

No Brasil os animais também são lembrados também no dia Dia Mundial dos Animais (4 de outubro),  Dia da Adoção Animal (17 de agosto) e o Dia da Libertação Animal (18 de outubro).

Adicionar comentário