Catnip – a erva de gato

Substância ativa provoca sensações de excitação e relaxamento nos bichanos

Conhecida como erva de gato ou erva gateira, o catnip teve origem na Europa e Ásia Central, seu nome científico é Nepeta Cataria e ela é uma planta herbácea da mesma família do hortelã.

A erva contém uma substância chamada Nepetalactona, que quando inalada pelos gatos estimula o bulbo olfatório e ativa a amigdala e o hipotálamo. Como esses órgãos são responsáveis pelas emoções e reações do bichano, eles experimentam sensações de excitação ou relaxamento.

Reações

As reações são individuais, cada gato irá reagir de uma forma, alguns parecem ser mais resistentes e por esse motivo não ficam tão eufóricos ou relaxados com o uso da erva, é importante saber também que cerca de 30% dos gatos não apresentam nenhuma reação ao entrar em contato com a erva.

Ela é muito usada para acalmar os felinos mais agressivos e também para estimular, animar e exercitar os mais apáticos. Após brincar com a erva o gatinho pode se esfregar no chão, ficar rolando, balançar mais a cabeça e o rabo, arranhar com mais vigor e também salivar.

Catnip causa dependência? 

Ela não faz mal aos gatinhos, não causa dependência e nem vicia os animais. Seu uso é recomendado uma vez na semana, porque quando usada com muita frequência pode criar uma certa resistência e perder o efeito.

Como oferecer catnip ao seu gato 

Atualmente existem 4 formas de oferecer o catnip ao seu gatinho:

  1. Plantinha natural;
  2. Erva seca;
  3. Spray;
  4. Em forma de torrão.

Muitos brinquedinhos vem recheados com catnip justamente para estimular o gatinho a brincar. Pode ser usado em arranhadores, borrifado próximo aos gatos, dentro de brinquedinhos e também pode ser usados em momentos estressantes para relaxar os gatos.

E o seu gatinho já usou catnip? Ele gosta? Qual a reação que ele apresenta?

Médica Veterinária Laura Rocco

Adicionar comentário