Pesquisadora fala sobre o potencial dos probióticos para a Medicina Veterinária de felinos
Para atender aos mais de 30 milhões de gatos que vivem com famílias brasileiras, é cada vez maior o número de médicos veterinários que têm buscado a especialização em saúde de felinos. Algumas das principais referências dessa área estiveram reunidas em São Paulos para compartilhar as mais recentes descobertas em torno do assunto.
A inclusão de alimentos com potencial terapêutico nos protocolos médicos é uma das tendências que migrou da medicina humana para a veterinária e esteve em pauta durante o Cat Congress, realizado entre 11 e 13 de junho.
Esse foi o tema da palestra da médica veterinária e pesquisadora Tathiana Mourão dos Anjos, que é uma das referências na América Latina sobre o assunto. Ela conversou com o Canal Pet sobre relação dos probióticos com a saúde dos gatos:
Nutracêuticos: aliados da saúde felina
Há quase três décadas a ciência estuda o poder terapêutico dos alimentos para a saúde. Mas o tema ainda é considerado novo, especialmente para a Medicina Veterinária, área em que o potencial dos chamados “nutracêuticos” começou a ser explorado apenas a partir de 2014.
Os microrganismos vivos benéficos ao intestino (probióticos) e as fibras não digeríveis (prebióticos) têm despontado nesse cenário graças à capacidade de regular a resposta do sistema imunológico às ameaças externas.
De acordo com ela, é preciso educar os profissionais sobre a diversidade e as funções dos nutracêuticos, um tema vasto a ser explorado.

Tathiana destaca que a maioria das células imunes está localizada no intestino, órgão que tem relação bidirecional com outros sistemas do organismo, como cérebro, pulmões e rins. Nesse contexto, tem ganhado destaque o potencial dos probióticos para a saúde e o bem estar dos gatos. Uma área de estudos em ampla expansão nos últimos anos e que ainda está cercada por mitos e desinformação.
Imunomodulação e nutracêuticos
O conceito de nutracêuticos é relativamente novo na medicina veterinária, surgindo em 1996 e sendo popularizado no Brasil a partir de 2014.
Nutracêuticos são compostos bioativos que têm a capacidade de modular a resposta imune, especialmente em situações de imunossupressão em animais.
Importância do intestino para a imunidade
O intestino é crucial para a saúde geral e a imunidade, com a maioria das células imunes localizadas nele.
Há uma relação bidirecional entre o intestino e outros sistemas do organismo (cérebro, pulmões, rins…).
Probióticos podem ter um impacto positivo na saúde intestinal e emocional de gatos.
Desafios e Oportunidades
Existe um grau significativo de desinformação entre os veterinários sobre nutracêuticos, o que pode levar a uma má aplicação desses produtos.
É necessário mais conhecimento e troca de informações entre profissionais para uma melhor utilização dos nutracêuticos nos tratamentos veterinários.
Expectativas Futuras
Há grandes expectativas quanto à pesquisa e aplicação de probióticos e nutracêuticos em medicina veterinária, especialmente na saúde felina.
A medicina veterinária precisa avançar em pesquisas para fortalecer a base científica por trás do uso desses produtos.
Feedback dos Tutores
Os tutores dos animais têm notado melhorias significativas na saúde e bem-estar de seus gatos após o uso de nutracêuticos, incluindo melhor alimentação e aumento de peso.
Mitos e desinformação
Um dos mitos destacados é a visão limitada dos nutracêuticos como meros suplementos vitamínicos, sem compreender suas variadas funções e benefícios.
É preciso educar os profissionais sobre a diversidade e as funções dos nutracêuticos, enfatizando que o tema é vasto e ainda em exploração.