Border Collie: o pastor inteligente e fiel

Raça foi originada na região entre Inglaterra e Escócia para o trabalho de pastoreio

O border collie é considerado por muitos o cão mais inteligente e leal. De porte médio e popular pela aparência, ele tem muita energia e tem conquistado cada vez mais tutores que buscam por um companheiro para rotinas mais agitadas.

Além de atuar como pastor, a raça também obteve muito sucesso em campeonatos de obediência. Porém, foi apenas em 1995 que o American Kennel Club reconheceu a raça e ela pôde entrar oficialmente no círculo de exposições.

Origem do nome 

A raça recebeu esse nome em 1975 como referência à região de Borders, na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, antes disso, era chamado de Sheepdog, por conta dos trabalhos com pastoreio.

Inteligência 

Border Collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo, segundo o livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, essa raça ocupa o primeiríssimo lugar da lista.

A raça também chama atenção, pelo fato de os cães conseguirem dominar o rebanho apenas com agilidade e olhar, essa característica do Border Collie também faz parte da sua convivência com os humanos, seu olhar é sempre atento e ele também utiliza esse “poder” com os humanos quando quer algo.

📌 Características

Peso: 13 a 20 kg
Altura: 46 a 56 cm
Expectativa de vida: 12 a 15 anos

O Border Collie vem em muitas cores e combinações de cores:

O mais comum é o preto com manchas brancas na gola, blazer, meias e ponta da cauda. No entanto, os cães podem ser de cor sólida (com exceção de todos os brancos), bicolores, tricolores, merle ou sable.

📌 Personalidade

O Border Collie é extremamente alegre, brincalhão e muito ativo.

Inteligentes e obedientes, são fiéis aos seus pais humanos ao mesmo tempo em que são também independentes.

Estão sempre em alerta, por isso podem ficar arredios ao sinal de algum estranho se aproximando ou mesmo reagir a movimentos mais bruscos ou barulhos mais altos.

O Border Collie precisa de algumas horas diárias de atividade física intensa, ou seja, essa raça precisa de tutores que estejam dispostos a passar um bom tempo ao lado do seu cão. Além de exercícios, eles precisam de brincadeiras estimulantes, um tempo para treinamento e para socialização, caso contrário podem ficar ansiosos e acabar destruindo coisas na casa. 

📌 Curiosidade

 Striker é uma Border Collie famosa que entrou para o Guinness Book. Ela deteve um recorde mundial depois que conseguiu abrir a janela manual de um carro em 11,34 segundos.

O recorde foi estabelecido na cidade de Quebec, Canadá, em 1º de setembro de 2004. Foto: Border Collie Fan Club
O recorde foi estabelecido na cidade de Quebec, Canadá, em 1º de setembro de 2004. Foto: Border Collie Fan Club

Chaser, uma border collie que ficou famosa no mundo por saber identificar centenas de brinquedos por seus respectivos nomes e capaz de reconhecer mais de mil palavras. Infelizmente em 2014 a border faleceu, ela era considerada a cadela ‘mais inteligente do mundo’.

Chaser, a cadela 'mais inteligente do mundo' Foto: Reprodução/Facebook(Chaser the Border Collie)
Chaser, a cadela ‘mais inteligente do mundo’ Foto: Reprodução/Facebook(Chaser the Border Collie)

Adicionar comentário