Saúde e bem estar animal

Basset Hound: um cão família

Basset Hound: um cão família

Baixinho, orelhudo e na maioria das vezes com carinha de triste, o Basset Hound é  uma das raças mais carinhosas 

O Basset Hound é uma raça de canina oriunda da França, e faz parte do grupo de raças sabujas, ou hound, que é uma denominação típica de cães de caça, o que faz do basset um “cão de caça anão”. 

A raça foi desenvolvida por monges durante a idade média, com o intuito da realização de caça a pé. Seu faro é muito potente, perdendo apenas para o do Bloodhound.

É resultado de cruzas entre diversos tipos diferentes de cães. Mas somente quando chegou na Inglaterra,  foram cruzados com as raças Beagle e Bloodhound, se tornou como hoje os conhecemos. Nos EUA, se tornaram uma das raças de luxo mais populares.

Surgimento do nome 

A palavra Basset provém do francês “bas”, que significa baixo. Isso porque, apesar de comprido, os cachorros da raça possuem patas curtas e não ultrapassam 40 centímetros de altura.

Características

Altura: varia de 28 a 38 cm
Peso: 20 a 29 kg
Expectativa de vida: 12-13 anos

De acordo com o padrão oficial da raça, as cores do basset hound mais comuns são preto, branco e marrom (tricolor), caramelo e branco ou preto e branco (bicolor), mas ele também pode apresentar outras cores, ou combinações de cores, como fulvo (tom próximo ao caramelo) e branco, marrom e branco, cinza, preto e branco, entre outros.

O Basset Hound é extremamente afetuoso e plácido, sempre disposto a trabalhar é um cão forte e resistente.

É bastante amável com crianças, estranhos e outros cães. É um cão muito sensível e não gosta de solidão. Caso contrário, latem incansavelmente. Essa raça é bem ativa e não pode ser criada em apartamentos. Necessita de passeios constantes.

O Basset Hound é extremamente teimoso e adestrar esse cãozinho não será nada fácil, o tutor precisará de ajuda de um adestrador profissional, pois dificilmente conseguirá que o pet obedeça os comandos dele.

Curiosidades

Se você é fã do desenho Tom & Jerry deve se lembrar do personagem Droppy, o basset hound sempre cabisbaixo e com carinha de triste que infernizava a vida do “lobo” e atrapalhava suas trapaças e planos mirabolantes.

A série policial Columbo produzida entre os anos 70 tinha um cachorro basset, batizado de dog/cão pelo protagonista Peter Falk, falecido em 2011.

O animal morreu após a produção de alguns episódios, forçando a produção a substituí-lo por um mais novo, para que ele pudesse passar por mais velho, o cão era submetido a uma sessão de maquiagem, que levava horas para ser feito já que o animal não ficava quieto.