Meu animal precisa de exame de rotina?

Talvez você já deve ter se perguntando de quanto em quanto tempo precisamos levar nosso pet para uma consulta com o médico veterinário. Para responder essa pergunta, primeiramente temos que saber se o animal tem alguma predisposição ou uma doença já estabelecida, pois assim as visitas ao consultório provavelmente serão em intervalos menores.

De forma geral, apesar de muitos tutores acharem que a ida ao médico veterinário é apenas quando suspeita que tenha algum problema com seu animal, o velho ditado “é melhor prevenir do que remediar” é bem válido nesse caso.

Idas ao consultório e fazer exames de rotina permite também que o tutor tire várias dúvidas quanto a alimentação, cuidados com a saúde e bem estar de seu pet,  auxiliando assim na prevenção de diversas patologias.

Geralmente recomendamos visitas anuais para pacientes sem nenhuma condição patológica pré-existente, e alguns exames como hemograma (exame de sangue), glicemia (níveis de glicose no sangue), perfil bioquímico para avaliar rins e fígado, urinálise (exame da urina) e exames de imagem (ultrassonografia e radiografia) podem ser sugeridos pelo médico veterinário.

Dependendo da idade do animal pode-se sugerir outros exames, pois existem particularidades em cada fase de crescimento. Não esqueça que temos que redobrar os cuidados quando nossos parceirinhos ficam idosos. Então, levá-lo ao médico veterinário frequentemente e seguir suas recomendações favorece e muito a saúde e bem estar do seu animalzinho.  

Adicionar comentário