Imunidade do seu pet: a importância e quais fatores podem aumentá-la

Sabemos que a integridade da saúde do amigo de 4 patas deixa os tutores muito felizes e satisfeitos, mas, afinal o que é imunidade e como ela pode ser aumentada?

Imunidade se define como os mecanismos de defesa utilizados pelo próprio organismo frente a situações que colocam em risco a saúde do seu pet. Ou seja, o sistema imune é responsável por desencadear a ação das células de defesa e pela produção de anticorpos, que irão agir sobre os antígenos invasores. Pode ser classificada em inata tipo que o indivíduo saudável apresenta desde o seu nascimento e, adquirida onde frente ao contato com agente agressor, cria uma especificidade de combate contra o mesmo.

Para que haja uma resposta modulada do sistema imune e consequentemente proteção ao organismo, alguns fatores podem fazer com que essa imunidade seja aumentada:

  • Nutrição: frente a vasta variedade de alimentos para pets, é de suma importância a eleição de um alimento completo e de qualidade, que atenda todas as necessidades do seu amiguinho. Rações do tipo premium e super premium desenvolvidas por especialistas e com bons ingredientes, se apresentam como uma ótima opção a ser ofertada.
  • Vacinação e vermifugação: você é do tipo que acha que esses dois cuidados essenciais se limitam apenas a quando seu pet é filhote? Pois, saiba que esses cuidados não acabam quando os animais viram adultos e devem ser realizados regularmente por médicos veterinários habilitados, que realizarão um check up garantindo o bem-estar do seu amado pet.
  • Atividades físicas e enriquecimento ambiental: a rotina equilibrada é um dos passos mais importantes para a manutenção de uma boa saúde, por isso, a realização de exercícios físicos diários podem aumentar a imunidade naturalmente. Além disso, o enriquecimento ambiental do local onde seu animalzinho vive, garante interação e que seu amiguinho não sofrerá de problemas como ansiedade, depressão e fobias.

O acompanhamento com o médico veterinário é muito importante para que seja feita uma avaliação do histórico do animal, realização de exames e elaboração de um protocolo individual para garantir a melhora na imunidade do seu animal.

Adicionar comentário