Beagle: o cão de caça travesso

Raça é conhecida por sua inteligência e temperamento amistoso

O padrão Beagle foi desenvolvido nos anos 1800, mas há registros de que seus ancestrais datam de antes do século 5 a.C. Ele descende das raças talbot hound, north country beagle e southern hound, da Inglaterra. 

Imagens antigas de Beagles (em sentido horário de esquerdo superior): 1833, 1835, Stonehenge’s Medium (1859, 1852) e Beagle Anão (1859). (WikiMedia)

As caraterísticas físicas foram inicialmente empregadas para a caça, mas seu temperamento o tornou muito popular como animal de companhia.

De pequeno a médio porte, o Beagle tem pernas curtas, orelhas alongadas e macias. Esse padrão oficial foi reconhecido em 1885 pelo o American Kennel Clube (AKC).

Antes, na década de 1860, ele já havia se tornado o “beagle americano”, depois que uma linhagem foi “aperfeiçoada” nos Estados Unidos.

Características

  • Peso: 9-13,5 kg
  • Altura: 33-38 cm
  • Expectativa de vida: 10-15 anos

O Beagle possui uma ampla gama de colorações e combinações:

  • Branco;
  • Preto;
  • Marrom;

Algumas outras possibilidades são: branco; marrom e branco, vermelho e branco, preto e branco, branco e marrom.

Comportamento

Corajoso, alegre, carinhoso e inteligente.

É um cão de caça criado para perseguir presas no campo, acostumado a viver em bando, o que o torna predisposto a buscar companhia.

Muito tranquilo, se adapta aos mais diversos estilos de vida, tanto no campo como na cidade. Costuma ser muito travesso! 

Origem

A palavra Beagle tem dois possíveis significados, um deles é “pequeno” na língua Celta. Outro, de origem francesa, significa “boca alta” ou “boca aberta”, por conta da fama de latir muito.

Canil de beagles em 1885 (Caynsham Foot Beagle Pack)

Famoso na TV

Provavelmente o Beagle mais conhecido do mundo seja um personagem de história em quadrinhos e desenho animado, criado por Charles Schulz.

Além da semelhança física, Snoopy tem uma característica típica dessa raça. É um comilão! O melhor amigo de Charlie Brown está sempre preocupado com o comedouro vazio.

Confira um episódio desta série :

Adicionar comentário