A tecnologia vem contribuindo cada vez mais para a rotina das pessoas, com aplicativos e ferramentas que facilitam diversas atividades. Além disso, essa realidade também chegou à rotina dos tutores, com boas práticas que tornam o cuidado com os pets algo ainda melhor!
Desde transporte até a manutenção da saúde, os apps estão gradativamente mostrando como podem contribuir para a vida dos humanos e seus melhores amigos de 4 patas.
Por isso, confira a lista que montamos com algumas indicações de aplicativos para você e seu animalzinho conhecerem!
Aplicativo gratuito: PetZillas
Com foco a saúde do seu melhor amigo, o app PetZillas permite que você realize um controle geral da rotina do seu pet.
Entre as opções de uso do app, que é gratuito e está disponível na App Store e no Google Play, você pode:
- Controlar o histórico veterinário;
- Definir lembretes de aplicação de medicamentos, vacinas, vermífugos e antipulgas;
- Registrar peso, banhos e rotinas de higiene;
- Acompanhar cios e menstruações.
E para deixar tudo ainda mais completo, o médico veterinário do seu pet também pode acessar o aplicativo para atualizar as informações sobre a saúde dele!
Por fim, o PetZillas também faz indicação de estabelecimentos pet friendly para você visitar com seu melhor amigo.
Aplicativo Dog Hero
Você já precisou fazer uma viagem e não tinha com quem deixar seu pet? O aplicativo Dog Hero existe justamente para socorrer você nessas horas!
O aplicativo tem um sistema de cuidadores que podem oferecer hospedagens e serviços, como passeio diário, para os pets.
No entanto, como a prioridade é oferecer a máxima qualidade aos clientes, existe um processo seletivo para os cuidadores e eles constantemente recebem feedback dos clientes.
Disponível para iOS e Android, o aplicativo atende mais de 750 cidades no Brasil. Além disso, conta com serviços de veterinários que atendem a domicílio e creches para os animais!
Pet Driver
Corridas rejeitadas por não poder transportar pet? Com o Pet Driver, nunca mais!
Ativo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a proposta do app gira em torno de oferecer serviços de transporte aos pets e seus tutores. Para acionar uma viagem, basta acessar o app, informar a quantidade de pets que você precisa transportar e escolher se a viagem é imediata ou agendada.
Os carros contam com cintos de segurança adaptados para todos os portes de cães e caixas de gatos. Com capacidade de transportar 3 animais por vez, os bancos também são forrados com capas aconchegantes e antialérgicas. Além disso, a empresa relata que todos os veículos são higienizados e desinfetados após cada corrida.
Aplicativo VetPain
O VetPain emprega um método que avalia níveis de atividade conforme os aspectos identificados pelo tutor e mede o nível de dor do animal. Além disso, está disponível gratuitamente para usuários de Android e no site.
A ferramenta é resultado de pesquisas na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
“As nossas pesquisas, apoiadas pela FAPESP, CNPq, CAPES e outros órgãos, objetivam desenvolver escalas de dor válidas e confiáveis, para que se alivie o sofrimento dos animais com analgesia”, afirma o site do grupo de pesquisadores.
As Comissões de Ética no Uso de Animais aprovaram os estudos que fundamentam o uso do app. Além disso, eles estão de acordo com as leis e princípios éticos do uso de animais em cada país.
É essencial ressaltar que o aplicativo não é capaz de fazer diagnóstico. Segundo os desenvolvedores, o objetivo é ajudar o tutor a identificar quando precisa procurar ajuda de um médico veterinário. Já os profissionais, podem empregar a escala de dor para definir qual tratamento deve ser prescrito.
Lello
E a última indicação é de algo um pouco além dos aplicativos, a coleira inteligente: Lello.
Planejada para monitorar a saúde e o bem-estar dos pets, essa coleira conta com um dispositivo eletrônico de fácil acoplagem. Dessa forma, é feita a leitura comportamental do seu animalzinho e os dados vão para o app disponível para iOS e Android.
A ferramenta atualmente avalia o tempo de atividade do seu pet. No entanto, o projeto pretende incluir:
- Análise de atividades físicas, trazendo recomendações conforme o porte, a idade e raça do seu melhor amigo;
- Envio de alertas quando a distância entre você e seu pet for superior a 15 metros;
- Monitoramento de quanto tempo ele fica comendo, bebendo, se lambendo ou coçando.
A desenvolvedora do projeto, Bergamotta Labs, recentemente finalizou o período de pré-vendas, com a função de monitorar o tempo de atividade e está desenvolvendo as novas funções para o upgrade desse produto.
Se quiser saber mais, acesse diretamente o site!
Com essas e outras aplicações que existem, a rotina dos tutores e dos pets pode ser ainda melhor. Sem falar, é claro, que a diminuição de preocupação e tempo gasto para resolver as questões que essas soluções resolvem nos permite ter ainda mais tempo para o que importa. Ficar com nossos amados pets!