Meu pet pode ter uma alimentação vegetariana?

Alguns tutores se preocupam muito com a alimentação de seus pets, e muitas vezes preferem que o animal também siga a mesma dieta adotada pela família. A alimentação vegetariana e vegana tem ganhado muitos adeptos, mas… podemos oferecer essa mesma alimentação aos nossos pets?

Apesar da alimentação natural balanceada por médico veterinário especialista ter se destacado muito, em um crescente número de adeptos à esses tipos de alimentos, não podemos falar o mesmo da alimentação vegetaria ou vegana. Ainda há muitos impasses quando falamos em alimentação livre de carne e/ou alimentos de origem animal para nossos pets.

Precisamos primeiramente entender que o cão e gato possuem uma anatomia e fisiologia carnívora e precisam de nutrientes essenciais que são encontrados em tecidos animais, ou seja, para se implementar uma alimentação vegana, deve-se oferecer uma dieta com alimentação natural balanceada com suplementação obrigatoriamente, e somente com recomendação médico veterinária.

Deve-se tomar cuidado com o oferecimento desse tipo de alimentação sem a supervisão, pois pode causar deficiência de proteína, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, além de outros fatores que podem ser prejudiciais para a saúde do animal.

Ainda não temos estudos que relatam benefícios para a saúde dos nossos cães e  gatos com o fornecimento desse tipo de alimentação, e é importante sempre lembrarmos das diferenças fisiológicas dos nossos pets. Apesar de termos eles como membros da nossa família, precisamos respeitar suas diferenças e particularidades. Em caso de dúvidas converse com o médico veterinário de sua confiança que irá orientar o melhor para a saúde e bem estar do seu animalzinho. 

Adicionar comentário