A importância da nutrição

A nutrição tem um papel essencial na saúde dos nossos animais, e em quadros de doenças devemos mais ainda nos preocupar em oferecer alimentos que supram as necessidades nutricionais desse paciente. A desnutrição podem comprometer a imunocompetência, a reparação tecidual (importante para a cicatrização) e comprometer o metabolismo dos fármacos.

É muito importante se atentar a terapia nutricional de animais doentes, pois além de prevenir ela pode tratar as deficiências dos componentes dietéticos, possibilitando uma melhor recuperação e até mesmo melhor resposta dos fármacos e da imunidade.

Além dos nutrientes oferecidos por uma nutrição adequada, a ingestão mantem o funcionamento intestinal, e não podemos esquecer que esse órgão contém 60 a 70% do tecido linfoide do organismo, ou seja, um quadro de anorexia não estimula o sistema imunológico do paciente.

Em casos aonde o paciente não ingere o alimento naturalmente, deve-se verificar a indicação de alimentação enteral (por sonda) ou parenteral. Além disso, o alimento oferecido a um paciente em estado de convalescência deve ser balanceado com as necessidades do organismos que está tentando combater uma doença, no qual é essencial uma porcentagem maior de fonte proteica.

Portanto para fazer um bom suporte nutricional, o médico veterinário deve estimar a necessidade proteico-energética do paciente, calculando seu peso e sua condição corporal. Verificar com o tutor quais são os alimentos oferecidos na rotina do animal para estimular a sua ingestão e assim, auxiliar a ingestão e absorção de nutrientes que são essenciais para o tratamento do animal doente.

Adicionar comentário