Gases intestinais em pet?

Assim como nós, os nossos pets também podem ter gases intestinais – os famosos ‘punzinhos’. Os gases podem causar desconforto e incômodo abdominal. Além dos odores, o animal pode emitir barulhos na barriga, portanto ficar de olho nesses sinais pode informar se o animal está com gases.

Geralmente cães braquicefálicos (focinho curto) e agitados (comem rápido) costumam ter uma maior ingestão de ar, e com isso apresentam com mais frequência gases intestinais. Outros fatores que podem levar ao acúmulo de gases são dietas não balanceadas, alterações no processo de digestão e até mesmo alergias alimentares. Caso você note com frequência que seu cãozinho apresenta gases intestinais é importante levar ao médico veterinário para diagnosticar o problema que está causando esse desconforto.

Se o seu cão costuma comer muito rápido, vale a pena tentar dividir a alimentação dele em mais porções diárias. Outra dica é não trocar de uma vez um tipo de alimento ou de ração por outra. Essa troca deve ser realizada gradativamente, pois podem ocasionar alterações intestinais que ocasionam acúmulo de gases e até mesmo diarreia.

A prática de exercícios físicos auxilia na eliminação dos gases que estão presos também. Outra dica importante é o uso frequente de simbióticos (probiótico + prebiótico) que auxiliam no equilíbrio e saúde intestinal reduzindo a produção de gases. Aconselhamos sempre pedir orientação ao médico veterinário que atende seu animalzinho, ele é o melhor profissional para indicar tratamentos pois conhece o seu pet.

Adicionar comentário