Curiosidades

Simbióticos

Produtos que unem o fornecimento de microorganismos probióticos em sinergia com prebióticos. O consumo conjunto de probióticos e prebióticos adequadamente selecionados aumenta os efeitos positivos de cada um deles.

Probióticos

A palavra probiótico é de origem grega e significa “a favor da vida”. De acordo com a Legislação Brasileira, probiótico é definido como microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo.

Prebióticos

Componentes alimentares não digeríveis que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações bacterianas desejáveis no intestino. Os prebióticos também podem inibir a atividade de bactérias indesejáveis no intestino, garantindo benefícios adicionais à saúde do hospedeiro.

Imunomodulação

Imunonutrientes são nutrientes ou substâncias nutricionais identificadas e selecionadas especificamente para estimular a resposta imunológica.

Como coadjuvante do tratamento clínico global, a suplementação com nutrientes de ação imunomoduladora, tais como os aminoácidos, nucleotídeos, lipídios, vitaminas e outros objetiva modular a resposta imunológica. Sua associação com simbióticos, que têm alta capacidade em preservar a integridade da mucosa intestinal, melhoram a resposta imunológica como um todo.

Trato gastrointestinal (TGI)

Há muito tempo o intestino deixou de ser apenas um órgão de digestão e absorção, para assumir um importante papel imunológico por sua participação na defesa contra as agressões do meio externo. O intestino é o maior órgão imune do corpo, tem cerca de 60 a 70% de todo o sistema linfoide associado a mucosa intestinal. Assim, a mucosa gastrointestinal tem duas funções protetoras fundamentais, a estrutural e a funcional, essa última diretamente associada ao sistema imune gastrointestinal.

Leveduras

Atuam positivamente no sistema imunológico e na absorção de nutrientes no intestino, seja como um substrato seletivo para grupos de bactérias comensais benéficas, seja como imunoestimulante. São fontes de proteína (fornecem aminoácidos essenciais) e de fatores de crescimento. Além disso, são fontes de vitaminas do complexo B e minerais.

A levedura Saccharomyces cerevisiae, utilizada na composição do Nuxcell, é um dos sistemas eucarióticos mais bem conhecidos. Sua parede celular possui de 80 a 85% de polissacarídeos, principalmente mananos e glucanos, frações estas importantíssimas na modulação da resposta imunocompetente.

Lactobacilos e Bifidobactérias

Atuam em mecanismos de ação benéficos ao hospedeiro, através da competição por sítios de ligação e nutrientes, produção de substâncias antibacterianas (defensinas e bacteriocinas), diminuição do pH intestinal e neutralização de enterotoxinas, aumentando assim o controle de patógenos, promovendo melhor digestibilidade dos nutrientes e estímulo do sistema imune.

Encapsulamento ou revestimento

Os produtos Nuxcell utilizam uma tecnologia de microencapsulação desenvolvida com o objetivo de aumentar a viabilidade dos lactobacilos, bifidobactérias e leveduras, mesmo sob as mais adversas condições do meio e possibilitar a liberação controlada do microrganismo encapsulado no sítio de ação adequado, onde exercerão a função desejada.